Alan Sousa
Sou diretor, roteirista e fotógrafo, formado em Cinema e Audiovisual pela Universidade de Fortaleza. Desde os meus 16 anos, sou entusiasta da fotografia, acumulando 13 anos de experiência em diversas organizações como produtor de imagens. Passei cinco anos como fotógrafo e videomaker na Escola Porto Iracema das Artes, ligada ao Instituto Dragão do Mar, antes de assumir a atual posição de coordenador artístico-audiovisual.
No campo da fotografia, tive a oportunidade de colaborar com clientes como o Instituto Dragão do Mar, o Governo do Estado do Ceará, a Universidade de Fortaleza e L'Oréal Professionnel.
No cinema, contribuí pra algumas produções audiovisuais, desempenhando diversas funções técnicas: diretor de fotografia no curta "Laço Pixelado" (2018), diretor e roteirista do curta-documentário "Entre Fronteiras" (2019), diretor de fotografia e montador do curta "Quinze Primaveras" (2022), além de minha participação como diretor de fotografia na websérie educacional "Mundo-Imagem" (2024), uma parceria entre a Escola Porto Iracema das Artes e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
Como diretor e roteirista, meu curta-metragem de estreia em ficção, "Circuito" (2023), estreou no 30º Festival de Vitória e foi selecionado pra Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem do 33º Cine Ceará, onde conquistou o tradicional Troféu Samburá de Melhor Filme.
Estou constantemente em busca de aprimoramento nas áreas de direção, cinematografia, fotografia e roteiro. No universo cinematográfico, meu interesse se volta pra temas como negritude, questões de gênero, territorialidade, política, desigualdade social, memória e psicanálise. Contar histórias é a base que orienta meu trabalho, tanto profissional quanto pessoal. E o que mais importa pra mim são as experiências compartilhadas na jornada de descobri-las e narrá-las.
Film director / Screenwriter / Photographer